convites​​​​​​​​​​​​​​

Eles são o cartão de visita da cerimônia e exigem atenção e bom senso na hora da escolha.

por Redação site Bolsa de Mulher


Até pode parecer clichê mas, sabe aquela frase que diz "as primeira impressão é a que fica"? Pois bem, ela faz todo o sentido quando se trata da escolha do convites de casamento. Os convites de casamento são como cartões de visita porque representam para seus convidados a imagem do que deverá ser a cerimônia. Eles demosntram o estilo, o nível, a forma da cerimônia. Tudo estará ali, impresso, resumindo o que será o grande dia.


Para que a festa seja um sucesso, é fundamental que tudo esteja planejado conforme a personalidade dos noivos, de acordo com o estilo da cerimônia e recepção. Por isso, a escolha dos convites geralmente é umas das principais coisas a se fazer durante a preparação do grande dia. É por meio dele que as pessoas vão ter a certeza da união de duas pessoas que se amam e estão dispostas a formar uma família.


Ao gosto dos noivos

Os convites de casamento não são todos iguais – e nem devem ser. Há os mais formais, mais simples e, ainda, os tradicionais. O que realmente importa é que todos expressam o desejo verdadeiro da união entre duas pessoas. Por isso, a escolha dos convites deve levar em conta o estilo do casal e da cerimônia.

Se a cerimônia de casamento será formal, pede-se um convite de casamento formal ou tradicional. Agora, se os noivos são mais modernos e optarem por um matrimônio mais moderninho, o ideal é fazer um convite temático para que o convidado, ao receber o convite, já entre no clima da festa.


Passo a passo para não errar

Do tradicionalismo religioso ao modernismo dos casamentos apenas no civil, é importante que os noivos tenham sempre em mente que é preciso manter regras de outros tempos para que cerimônia seja encarada com a importância de antigamente. Por isso, o Bolsa de Mulher aponta dicas para que você não erre nesse quesito fundamental.


Passo 1: O convite é normalmente em papel branco, marfim ou creme, e as letras apresentam-se em relevo, dando a sensação de que foram escritas à mão. As letras são sempre escritas em cores escuras, quase sempre em preto. Porém, a regra principal é que os convites estejam em harmonia com a cerimônia e com as informações legíveis.


Passo 2: Atenção no que vai escrever no convite. Se for uma festa simples, pode optar por grafar apenas o nome completo dos noivos, com a hora, a data e o local da cerimônia. Já nos casos em que a formalidade impera, é aconselhável escrever os nomes completos dos pais, dos noivos, a hora, o local e o traje adequado para a ocasião. Apelidos carinhosos não ficam bem em nenhum dos dois modelos.


Passo 3: É importante saber se as pessoas convidadas vão ou não comparecer ao casamento, afinal, as agências contratadas, geralmente, apresentam orçamento de acordo com a quantidade de pessoas que comparecerão ao evento. Convém informar um número de telefone para o qual as pessoas possam telefonar e dar a confirmação da sua presença.

DICA: Adicione ao convite de casamento um cartãozinho com o RSVP (Répondez S'il Vous Plâit- Responda, por favor). Caso necessário, estipule uma data limite para confirmação. Geralmente, cerca de dez dias antes do casamento.


Passo 4: Ao convidar um casal, deve-se escrever o nome de ambos – e, neste caso, não precisam ser nomes e sobrenomes. Porém, se o casal tiver filhos, basta escrever o nome da pessoa do sexo masculino da casa, convidando a ele e à sua família. Assim, os filhos e esposa estarão convidados para a cerimônia. Mas atenção: qualquer outro membro da família desta pessoa que você queira convidar, irmão ou filho já casado, deve receber um convite à parte.


Passo 5: O convite deve ser entregue pessoalmente pelos noivos ou, então, enviado pelo correio, isto se a distância assim o justificar. Nos dois casos, é primordial que o convite seja enviado com até um mês e meio de antecedência.

Passo 6: Como os convites do casamento são entregues muito próximo à data do evento você pode enviar um Save The Date antes, que, nada mais é que uma espécie de pré-convite, avisando aos parentes e amigos para reservarem a data na agenda para o seu casamento.

Tenha em mente que o convite de casamento é fundamental para o seu grande dia. Por isso, seja cautelosa e tenha bom senso na hora da escolha. O tipo certo, as cores, o material, o formato e os dizeres são fundamentais para esse que passará aos convidados a primeira impressão de seu casamento. E a primeira impressão, nesse caso, realmente é a que fica!

DICAS - Convites Papel Semente​​​​​​​

A Convites Papel Semente preparou diversas dicas para você sobre convites de casamento.

Aproveite a leitura e tenha muitioas ideias para seus convites papel semente.